segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SECRETARIAT - UMA HISTÓRIA IMPOSSÍVEL

NOTA 7,0

Drama aposta na velha
fórmula da resolução dos
conflitos familiares através
do convívio com um animal
Beisebol, tênis e futebol americano. Estes são os esportes preferidos dos ianques, mas pode ser acrescentado nesta lista o hipismo. Só assim para explicar a quantidade de títulos sobre cavalos de corrida já lançados. Para muitos esse tipo de filme é coisa do passado, mas vira e mexe algum novo surge. Será que existe público ainda afim dessa temática? Bem, se eles são produzidos é porque existe um nicho interessado. O grande problema desse tipo de produção é também seu grande trunfo. Sempre as historinhas de bichinhos que não falam uma palavra sequer precisam de algum artifício para chamar a atenção. Quando não existe a tagarelice dos bichanos para divertir a criançada e fazer os pais descansarem um pouco, é preciso investir no drama familiar que agrada aos mais velhos e ainda serve para passar algumas boas lições de vida aos guris. É nesse viés que segue a trama de Secretariat - Uma História Impossível, história que se passa na década de 1970. Quando seu pai adoece, a dona de casa Penny Chenery (Diane Lane), que não entendia nada sobre competições de cavalo, concorda em assumir os negócios da família. Agora ela é a dona de um estábulo que precisa ser reerguido e ainda enfrentar um mundo dominado por homens do qual ela era alheia até então. Empolgada com o desafio, ela procura a ajuda do experiente treinador de cavalos Lucien Laurin (John Malkovich) para treinar Secretariat, que aparentemente prometia pouco, mas acaba se tornando a grande aposta do estábulo. Inicialmente ele resiste, mas acaba aceitando a proposta. O sucesso do animal nas competições é extraordinário o que anima ainda mais Penny, porém sua dedicação ao trabalho pode atrapalhar sua vida pessoal e seu relacionamento com o ciumento marido Jack Tweedy (Dylan Walsh).

O mundo dos cavalos e suas corridas já foram pano de fundo para diversas histórias, como o famoso Seabiscuit - Alma de Herói, que conseguiu sete indicações ao Oscar, o que o ajudou a arrecadar uma bilheteria satisfatória. Outros são lançados com pouco marketing ou diretamente para locadoras e vendas, como Sonhadora, Flicka e Alma de Campeão (percebam a criatividade dos títulos). Estas obras mostram que um roteiro esquemático e batido não atrai muito a atenção do público para frequentar os cinemas, porém, para curtir no aconchego do lar elas se tornam uma excelente opção para assistir com toda a família em um fim de tarde. Essa nova produção protagonizada por um cavalo leva a assinatura Disney, o que já garante o selo de qualidade e de produto livre para todas as idades. É um filme que segue a risca a cartilha das produções edificantes. História tocante, personagens superando desafios e tirando boas lições das dificuldades, paisagens de encher os olhos e um ritmo bucólico irresistível. O fato de ser baseado em fatos reais ocorridos em 1973 dá uma injeção de ânimo. Secretariat foi o lendário tríplice coroado após mais de 25 anos sem que algum cavalo norte-americano vencesse a tradicional prova, tornando-se um dos cavalos de corrida mais bem sucedidos do século passado. De quebra, o longa também homenageia Penny Chenery, uma mulher que enfrentou os preconceitos impostos por sua condição social e sexual e abriu caminho para que outras damas se aventurassem por este mundo machista. Diane Lane se sai muito bem dando vida a Primeira Dama das Corridas de Cavalos, como ficou conhecida a corajosa mulher que não abaixou a cabeça nem mesmo ao marido, atitude escandalosa para a época apesar de certas mudanças de comportamento já serem aceitas.
 
Muitos produtores já tentavam há anos transformar essa história em filme, mas a verdadeira Penny Chenery sempre recusava as propostas, mas por poder participar da produção do longa acabou cedendo e se uniu a Disney e ao diretor Randall Wallace que ofereceram uma obra digna e fiel para lembrar duas figuras históricas americanas. Realmente, a historinha simples, bonita e com mensagens explícitas de superação e de amor aos animais é a cara dos antigos filmes da empresa e a parte técnica colabora para dar certo clima nostálgico a narrativa que apresenta de forma equilibrada os conflitos que a dona de casa enfrenta com as cenas em que a estrela da vez não pronuncia uma única palavra, mas capta a atenção do espectador como ninguém. Não se prenda as idéias erradas que o horrível subtítulo pode gerar. Secretariat - Uma História Impossível é um belo filme que toca de leve em questões polêmicas de um período histórico, época da liberação feminina, e que tem o poder de nos emocionar e nos transportar a uma ambientação que transborda tranquilidade. Só não vá com muita sede ao pote. Previsível e lacrimejante, a obra assume essas características com a mesma convicção que a protagonista encara seus desafios. Programa livre para todas as idades e pelas lições que passa deveria ser até obrigatório para algumas pessoas, embora provavelmente possa ser esquecido com facilidade.

Drama - 106 min - 2010 - Dê sua opinião abaixo.

Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...