terça-feira, 17 de agosto de 2021

DANÇA COMIGO?


Nota 7 Apesar do pano de fundo do mundo da dança, longa fica a dever em alegria e emoção


Hollywood não admite que exista cinema rentável ou criativo fora de seus domínios? Seria puro bloqueio criativo dos profissionais ianques que precisam abastecer o mercado cinematográfico mesmo que à base de repetecos? Podem ser as duas razões, mas o fato é que os executivos norte-americanos do ramo não podem ver uma produção estrangeira fazer sucesso, seja de crítica e/ou público, que logo correm atrás dos direitos sobre o texto para agilizar um remake. A medida objetiva descaradamente lucrar com facilidade já que se investe em um produto previamente testado, com publicidade engatilhada e com o bônus (ou seria ônus?) de algumas vezes o filme original pertencer ou cair no gosto do circuito alternativo, o que traz certa aura de intelectualidade à refilmagem. Se esse último item alimenta o ego dos espectadores de filmes-pipoca, para os mais cults já é um motivo para dispensar uma conferida na nova versão e foi mais ou menos dessa maneira que o público reagiu a Dança Comigo?, comédia romântica decalcada de um longa homônimo japonês lançado em 1996. O filme caiu rapidamente no gosto popular, principalmente o feminino, e deu o pontapé inicial a uma frutífera corrente de produções cujo mundo das danças serviu para alicerçar tramas previsíveis e açucaradas. Já a crítica não se deixou seduzir.

Baseado na obra de Masayuki Suo, adaptada por Audrey Wells, o roteiro traz Richard Gere aproveitando sua fama de pé de valsa conquistada por sua elogiada atuação no musical Chicago. Ele dá vida ao advogado John Clark que está passando pela famosa crise da meia-idade e levando uma rotina da casa para o trabalho e vice-versa. Apesar de bem-sucedido profissionalmente, amar sua esposa Beverly (Susan Sarandon) e se dedicar ao máximo aos filhos, ele acredita que está faltando algo em sua vida para ser feliz completamente. Desde pequenos somos condicionados a seguir alguns passos que determinariam o sucesso de um indivíduo, mas parece que depois de formar sua própria família e ter estabilidade na profissão os planos começam a se extinguir. Viver é jamais deixar de sonhar, mas Clark chegou numa fase em que acredita já ter conquistado tudo o que necessitava, mas pensar dessa forma só lhe faz mal. Quantas pessoas você já não ouviu dizer que venceram a depressão ou até outras doenças de cunho emocional a partir do momento em que se viram engajadas em atividades esportivas, trabalhos voluntários ou qualquer tipo de hobby? Pois bem, o advogado recobra sua alegria de uma forma que nem ele mesmo poderia um dia imaginar: dançando. 


Certa noite, Clark decide sair da rotina e após o trabalho visita uma academia de danças que passava em frente frequentemente e onde lhe chamava a atenção a imagem de uma bela mulher. Ela é Paulina (Jennifer Lopez), uma das professoras que embora trabalhe em um ambiente teoricamente alegre deixa transparecer uma imagem triste e melancólica. Decidido a se aproximar da moça, secretamente ele se matricula no curso e quando percebe está completamente envolto a um novo mundo onde há movimentos, sons, amizade e amor. Contrariando expectativas, o longa não estreita os laços entre aluno e professora. O cinquentão vai percebendo que foi atraído ao local por pura curiosidade, até porque a bailarina corta rapidamente qualquer esperança de que eles possam ter qualquer envolvimento amoroso, mas o acaso foi benéfico para ele mesmo que se tornou um homem mais relaxado e divertido. No entanto, ao notar sua mudança de comportamento e seus atrasos constantes, Beverly decide contratar um detetive particular, pois desconfia que está sendo traída. A personagem de Sarandon ganha mais espaço que no longa japonês. Ainda que seja um papel bastante secundário, o carisma e a naturalidade da atriz contam muito para seu destaque, o contrário do que acontece com Lopez que pela milésima vez repete o perfil da garota bonita com ares de deprimida. Paulina surge nos primeiros minutos de forma enigmática, mas logo se torna desinteressante.

Com direção de Peter Chelson, do simpático romance Escrito nas Estrelas, a trama em si é puro clichê, mas reduzir o texto original a isso foi difícil. Parece irônico, mas é verdade. Na versão japonesa um homem entediado com sua vida resolve ter aulas de dança escondido da família, mas o argumento oferecia um conflito melhor delineado. O povo nipônico, em sua maioria, é conhecido pela introspecção e recato, assim um homem do tipo sério assumir o gosto pela dança é uma ousadia e tanto, o que explica o sucesso do filme oriental entre os amantes de filmes alternativos. Tradição é tradição, mas a questão cultural é praticamente exterminada na refilmagem. Ainda que exista o preconceito de separar as atividades masculinas e femininas, nos EUA assim como em boa parte dos países ocidentais o tabu de que um homem não pode dar umas reboladinhas no salão já é ultrapassado há tempos. O argumento original, tal e qual fora concebido, só tem serventia dentro de contextos específicos, assim para o remake foi criado um personagem coadjuvante, o executivo Link (Stanley Tucci), que além de ser apaixonado pela dança ainda tem problemas quanto a sua sexualidade. Usando uma peruca para esconder sua identidade nos momentos em que se põe a fazer o que realmente gosta, tal tipo é o que salva a produção do marasmo ao lado de Bobbie (Lisa Ann Walter), uma gordinha sem papas na língua.  Eles é que justificam o rótulo de comédia romântica porque se dependesse dos protagonistas...


Na verdade esta é uma história a respeito do renascimento emocional através de alguma atividade, ou seja, busca inspirar o espectador a almejar o mesmo. Contudo, a mensagem seria melhor transmitida caso o papel de Clark fosse entregue a um ator de pouca fama ou até mesmo esquecido pelo público. Gere tem a imagem de sucesso estampada no rosto, mas se esforça para convencer na transição do homem deprimido para o confiante e feliz. Aliás, talvez ter que dividir os holofotes com o galã tenha desagradado Lopez que na época vivia um período conturbado tanto na vida pessoal quanto profissional e perdeu ou não lhe deram a chance de se reerguer com este trabalho. A atriz se desentendeu com Gere ao longo das filmagens e até se recusou a participar dos eventos de divulgação da produção. Fofocas à parte, sem nem mesmo contar com uma canção-símbolo como Flashdance ou Dirty Dancing, realmente Dança Comigo? está longe de transparecer a alegria ou a emoção de um espetáculo de dança, nem mesmo seu clímax em estilo show garante o grand finale arrebatador, mas de qualquer forma é aquele filme com chances de sobreviver a implacável ação do tempo graças a sua temática e censura livre.

Comédia romântica - 106 min - 2003

Leia também a crítica de:

BAILA COMIGO
DUETS - VEM CANTAR COMIGO
GAROTAS DO CALENDÁRIO

Nenhum comentário: