segunda-feira, 16 de novembro de 2020

O VIOLINISTA QUE VEIO DO MAR


Nota 7 Embora esteticamente bela, obra não explora todo potencial de seu elenco e argumento 


Como é bom quando começamos a assistir de forma descompromissada um filme pouco conhecido e ao final temos a sensação de termos descoberto uma pequena joia. Apesar de não aproveitar todo o potencial de seu argumento e elenco, O Violinista Que Veio do Mar é uma dessas gratas surpresas, embora por contar com as veteranas e exigentes Maggie Smith e Judi Dench como protagonistas já deixa claro que é um produto no mínimo com roteiro interessante. Aqui ainda há a contemplação de belíssimas imagens de um de cenário litorâneo e paradisíaco, uma direção de arte impecável e uma trilha sonora encantadora. Inspirada em um conto do escritor inglês William John Locke lançado no início do século 20, a história se passa em meados da década de 1930 quando as irmãs Ursula (Dench) e Janet (Smith), já idosas, dividem a mesma casa em uma pequena vila na costa norte da Inglaterra. A rotina pacata delas é abalada ao encontrarem um jovem náufrago após uma forte tempestade.

 Com dificuldades inicialmente para se comunicarem com o alemão Andrea (Daniel Brühl), as bondosas senhoras lhe oferecem abrigo e cuidam para reestabelecer sua saúde. Com talento para tocar violino, aos poucos o rapaz vai aprendendo a falar uma nova língua e a criar intimidade com suas benfeitoras, um sentimento de afeição mútuo, porém, com direções diferentes. A renovação de ânimos e de prazer em viver que o jovem traz acaba se tornando um motivo para tirar a paz das idosas já que ambas acabam se apaixonam por ele. Para Janet ele traz de volta lembranças do seu marido, o grande amor que perdeu na Primeira Guerra Mundial, enquanto a solteirona Ursula demonstra um carinho e preocupação exagerados pelo violinista impulsionada por sentimentos que até então jamais havia vivenciado. Todavia, Andrea acaba se apaixonando pela jovem artista plástica russa Olga (Natascha McEllone) com quem divide o apreço pela arte e se identifica com as dificuldades de se adaptar a um novo endereço. 


Fascinada pelo dom musical do rapaz, a pintora convence seu irmão, um famoso maestro que comanda uma orquestra em Londres, a dar uma chance de trabalho para o amado, contudo, Andrea vive o dilema de escolher realizar seu sonho profissional ciente de que sua partida traria sofrimento para aquelas que o acolheram num momento de dificuldades. Se fosse um produto tipicamente hollywoodiano, o conflito amoroso de três mulheres apaixonadas por um mesmo homem, com atenção especial aos sentimentos das mais idosas, poderia render momentos marcados por rompantes de sofrimento e até mesmo de tensão sexual, mas o experiente ator Charles Dance, aqui estreando como diretor e roteirista, prefere seguir o espírito cândido do conto original narrando a história de um amor platônico, um sentimento que não pode ser extravasado para não confrontar convenções sociais. Imagine o escândalo para a época caso um jovem se envolvesse com uma mulher com idade para ser sua avó?  

Com estrutura emocional mais apurada ao personagem de Dench, não é difícil nos pegarmos torcendo por este improvável enlace, muito por conta do talento e sensibilidade da atriz, todavia, a construção do perfil de Andrea compromete essa fantasia romântica. Brühl é talentoso e tornou-se um ícone do cinema alemão recente, tendo seu talento requisitado por outros países como neste caso, porém, lhe ofereceram um personagem que carece de personalidade. Ele se mostra simpático, educado, honesto, mas não sentimos paixão alguma pulsar dentro de si, a não ser o apreço pela música. Fica evidente que para ele a relação com as senhoras que o ajudaram é de um carinho quase maternal, mas nem mesmo para com Olga sentimos sua empolgação amorosa, deixando no ar que seu romance com a jovem poderia ter meramente segundas intenções. Contudo, o filme parece ter sido mesmo feito sob encomenda para as veteranas britânicas brilharem com atuações contidas, mas ainda assim tocantes e sinceras. 


É uma pena que não chegamos a ter o clímax de um embate de verdade entre as personagens de Dench e Smith sobre seus reais sentimentos pelo alemãozinho, uma oportunidade ímpar de ver as duas grandes intérpretes duelarem. No mais, fica a bonita lembrança da dupla durante os créditos inicias com cenas que revelam o quão bucólico e harmonioso era o cotidiano das irmãs até a chegada do naufrago que lhes trouxe novas inspirações para quererem aproveitar a vida. Com quesitos técnicos impecáveis e seguindo a linha de cinema feito para entusiastas das artes, O Violinista Que Veio do Mar deixa uma agradável sensação de bem-estar e nostalgia no ar que compensam a narrativa frágil, porém, longe de descartável. Produção para quem tem sensibilidade aflorada e ouvidos apurados para desfrutar da bela trilha sonora.

Drama - 103 min - 2004

O VIOLINISTA QUE VEIO DO MAR - Deixe sua opinião ou expectativa sobre o filme
1 – 2 Ruim, uma perda de tempo
3 – 4 Regular, serve para passar o tempo
5 – 6 Bom, cumpre o que promete
7 – 8 Ótimo, tem mais pontos positivos que negativos
9 – 10 Excelente, praticamente perfeito do início ao fim
Votar
resultado parcial...

6 comentários:

Set cinema e entretenimento disse...

Excelente blog.

Unknown disse...

Uma estoria até ingênua,muito bem desenvolvida. Facil de gostar e assistir!

gatinha 2010 disse...

Amei o filme.Simplesmente adoravel.

Unknown disse...

Amei o filme, assisti 2 vezes, apaixonada pelo enredo, por mais filmes assim!!!!

IarA disse...

Amei o filme, dá vontade de assistir muitas vezes, que ator lindo, e as três senhoras adoráveis ❤️❤️❤️ para mim um dos meus filmes prediletos

Junior Gilles disse...

Bonitinho o filme, mas proibido para maiores de 60 anos. Realidade nua e crua de ficar idoso.