segunda-feira, 13 de novembro de 2023

HORROR EM AMITYVILLE


Nota 8 Embora abuse da imaginação, refilmagem acerta no ritmo, ambientação e em sustos dosados


Filmes de terror e suspense baseados em fatos reais tem seu público cativo e quanto mais instigantes e bizarros forem os fatos que deram origem ao roteiro melhor, embora muitas produções utilizem esse recurso de forma desonesta só para atrair público. Ainda bem que vez ou outra surge um excelente filme de terror que não se prende a apenas agradar plateias acéfalas, mas tem pretensões de arrebatar novos fãs para o gênero e agregar ou até mesmo reconstruir sua imagem. Um bom exemplo disso é Horror em Amityville, longa dotado de muitas qualidades, como uma narrativa coesa, boas interpretações, ambientação aterrorizante e cenas que assustam, mas não chegam a chocar totalmente. Os fatos que originaram esta história começaram no dia 13 de novembro de 1974 quando a polícia da região de Amityville foi chamada para atender um caso de assassinato coletivo. Em uma casa grande, de estilo antigo e a beira de um lago, o sonho de muitas pessoas, a cena que foi encontrada é digna de pesadelo. Uma família inteira foi assassinada de madrugada enquanto dormia. Poucos dias depois, Ronald Defeo Jr. confessou ter matado com um rifle seus pais e seus quatro irmãos e alegou que foi levado a esses atos por vozes misteriosas que ouvia dentro da residência. 

Ignorando tal história macabra, um ano depois a propriedade é adquirida pelo casal Kathy (Melissa George) e George Lutz (Ryan Reynolds) que vão morar lá com seus filhos. Não demora muito e situações estranhas passam a acontecer e o chefe da família começa a demonstrar um comportamento violento. Sua esposa então passa a investigar o passado da casa e tem certeza de que há algo de maligno por lá que precisa ser combatido o mais rápido possível antes que o destino de sua família seja o mesmo dos antigos habitantes. Lendo a sinopse você pode não se entusiasmar muito. Filmes com casas assombradas existem aos montes, mas aqui somos poupados de clichês do tipo adolescentes babacas que serão limados um a um ou fantasmas criados por péssimos efeitos especiais que mais causam risos que espanto. Aqui o medo é mais psicológico e o espectador vai vivenciando a imersão do protagonista em um mundo de loucuras assim como acompanha o desespero de sua esposa em tentar solucionar o caso. As cenas em que o lado do Mal se manifesta em Reynolds realmente deixam quem assiste em estado de tensão contínua, mas não espere banhos de sangue ou uma morte a cada cinco minutos. O clima de terror é proposto gradativamente e cada vez que uma isca é jogada ficamos ainda mais envolvidos no conflito. O segredo do negócio é justamente não escancarar tudo. Existe abertura para se perguntar se o que vemos em cena é um caso de loucura ou de possessão. 


Nem as crianças são poupadas dos sustos. A cena em que uma baby-sitter dialoga com um dos espíritos lá residentes é aterrorizante e também um tanto nostálgica. Muitos filmes de terror antigos investia em enredos sobre crianças em casa sozinhas com babá jovem e gostosa passam por maus bocados em uma noite escura e cheia de mistérios. O ar de nostalgia da produção não se deve apenas ao fato da história em que se baseia ser de décadas atrás. Os cenários, fotografia, iluminação e efeitos sonoros nos remetem a uma filmografia de terror antiga, uma série de filmes justamente baseados no mesmo caso verídico que chocou os EUA e o mundo todo. Após virar enredo de livro do escritor Jay Anson, que se baseou em relatos considerados reais sobre os fatos vividos pelas duas famílias que habitaram o casarão, ainda que os eventos não tenham qualquer comprovação científica, o conto macabro ganhou as telas grandes em 1979. Terror em Amityville talvez tenha impactado na época tanto quanto seu contemporâneo O Exorcista, ambos tendo em comum o fato de estranhos acontecimentos com sinais de possessão atingirem uma família comum, o que gera interesse no público, afinal todos estariam propensos a sofrer com aquilo, sem essa de que o Mal só volta para quem o deseja aos outros. 

Com a produção de Michael Bay e roteiro de Scott Kosar, os mesmos responsáveis pela elogiada refilmagem de 2003 de O Massacre da Serra Elétrica, o diretor Andrew Douglas acertou em cheio ao resgatar um longa setentista. O antigo era bom, causava sustos, era mais fiel aos relatos do livro, mas no conjunto faltavam alguns elementos para torná-lo memorável como uma obra de terror. Douglas lapidou o material, inseriu algumas novidades (ainda que boa parte delas dispensáveis) e ofereceu um trabalho extremamente satisfatório e de qualidade superior ao que a demanda do gênero pede.  Seus cortes bruscos de cena quando necessários, câmera atenta aos detalhes e bom aproveitamento da cenografia e iluminação tenebrosa provam que ele tem talento. Fora alguns poucos deslizes, principalmente no que diz respeito ao cotidiano dos Lutz que parecem viver em um mundo a parte e sem vida social, Douglas consegue dar um frescor a um roteiro que facilmente cairia no previsível e transitar com perfeição de uma narrativa predominantemente de suspense para um clímax cheio de adrenalina que muito diretor especializado no campo de ação não consegue atingir. 


Horror em Amityville é um título obrigatório para quem curta um bom filme que respeite a inteligência do espectador, embora gente para apedrejar esta produção não falte. Só espera-se que os mesmos no mínimo tenham assistido para poder julgar com sabedoria. Se alguém disser que esta obra está no nível ou até abaixo de coisas do tipo A Casa da Colina ou A Casa Amaldiçoada procure urgentemente um exorcista... Ops, melhor dizendo, um psicólogo. Pode não ser uma obra-prima do gênero, mas prende atenção e nos faz questionar se os tais eventos passados na tal residência nos anos 1970 são reais, crendices ou pura invenção de algum esperto que só queria ganhar uns trocados com um livro sem nem imaginar que essa história macabra renderia nos cinemas. Seja como for, a casa ainda existe e foi habitada por outras famílias que não relataram nenhum evento sobrenatural. Em tempo: a experiência de acompanhar este filme fica ainda mais satisfatória se assistir antes o original para compará-los e, certamente, você ficará tentado para se aprofundar na suposta trama real e outros filmes a respeito não faltam para ajudar a tirar suas próprias conclusões.

Terror - 89 min - 2005

Leia também a crítica de:

2 comentários:

Rafael W. disse...

Fraquinho, mas tem alguns sustos bacanas, ainda que gratuitos.

http://cinelupinha.blogspot.com/

marcosp disse...

uiiii, com esse protagonista vale a pena ver, Ryan Reynolds, a cada nova produção mostra o seu talento, (vamos ver ele brevemente como o Lanterna verde, em 17 de junho).
O filme não tem um roteiro novo, mas como na vida nada se cria tudo se copia,...
assistí-lo é válido pela atuação do ator...recomendo, são pequenos sustos e um drama familiar...