quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

SONHANDO ALTO

NOTA 7,0

Através da história de um
homem que sonhava ir à Lua,
longa traz importantes lições.
realçando que sonhar é preciso
Qual criança nunca imaginou poder viajar para outro planeta ou até a Lua? O problema é quando o pequeno sonhador cresce e leva consigo tal desejo sem perceber que ele é praticamente impossível de ser realizado, mas para Charlie Farmer (Billy Bob Thornton) o impossível não existe. Ele é o protagonista de Sonhando Alto, drama leve e com mensagem edificante, não a toa se tornando famoso entre grupos religiosos. A grande mensagem deste trabalho escrito pelos irmãos Mark e Michael Polish, este último também diretor da fita, é de jamais desistir de um sonho, pois mais cedo ou mais tarde ele irá se realizar. A ideia de um pode acabar contagiando outras pessoas e a partir da mobilização de um grupo se tornar realidade como é o caso de Farmer que contou com o apoio incondicional da família boa parte do tempo. Logo no início temos a típica cena da apresentação escolar onde os pais devem falar sobre suas profissões e assim inspirarem as crianças a sonharem com o que desejam ser no futuro. Vestido de astronauta, Farmer acabou sendo alvo de chacota entre os alunos, mas a professora elogiou sua atitude e seu espírito esportivo, porém, ela não captou bem as intenções deste homem considerando sua apresentação lúdica. Ele realmente é obcecado pelo espaço e se dedica diariamente à construção de um foguete, mas lhe falta dinheiro e nem empréstimos no banco consegue mais já que sua própria fazenda está a perigo por conta de débitos atrasados. Seu crédito é péssimo, mas seu caráter é ótimo dizem os mais chegados a este pai de família que já teve a oportunidade de trabalhar na NASA, no entanto, precisou deixar o emprego para cuidar das terras do pai que faleceu a pouco tempo, o único patrimônio que ele dispõe realmente. Mesmo com problemas, este homem não perde a alegria e adora se divertir inventando histórias de viagens à Lua com os filhos, o adolescente Shepard (Max Thieriot) e as pequenas Stanley (Jasper Polish) e Sunshine (Logan Polish), e a esposa, Audrey (Virginia Madsen). Quando informado que sua fazenda será executada pela justiça, Farmer perde a cabeça e decide que é hora de lançar seu foguete rapidamente.

Aconselhado a procurar auxílio psicológico, chegam a conclusão de que o desejo de voar em um foguete é para Farmer como uma volta à infância, uma forma de externar traumas. Talvez seja verdade visto que ele chega ao ponto de alugar um brinquedo de parque de diversões para sua família sentir qual a sensação de estar livre no ar. Tomado pelo desejo de lançar sua nave, imediatamente ele busca seus filhos no colégio e diz que durante um período eles vão estudar em casa, tempo em que se dedicarão ao que ele chama de “Projeto Espacial Farmer”, mesmo a contragosto de Audrey que inicialmente acha um absurdo o marido envolver os filhos em suas fantasias. Conforme o sonho começa a virar realidade, ele deixa de ser uma exclusividade de uma esfera familiar e passa a interferir em outros núcleos sociais. Os agentes do FBI recebem a denúncia de que Farmer está procurando um combustível proibido para uso doméstico. Havia o medo de que uma bomba caseira estaria sendo construída em um celeiro. Logo a mídia é atraída ao rancho em busca de mais detalhes da história do homem que passa a ser conhecido como o astronauta-fazendeiro, uma pessoa anormal, mas que poderia render boas matérias. Até o Serviço de Proteção ao Menor é acionado alegando que os filhos dessa família sofreram uma lavagem cerebral e foram afastados do convívio social. Mesmo com toda a pressão e comentários negativos que recebe, Farmer tem certeza de que precisa levar seu plano adiante, pois caso contrário não terá ensinado nada de bom aos seus filhos, apenas a serem fracos. Seu pai se suicidou por conta das dívidas da fazenda, seu grande sonho, e ele não queria ter o mesmo fim. Contudo, a primeira tentativa de lançar o foguete resulta em um fracasso e Farmer sofre um grave acidente. Decidido a esquecer seu projeto de vida, Audrey o surpreende apoiando-o a seguir em frente. Ela percebe que os filhos admiram o pai idealista e que ninguém pode viver sem ter um sonho como motivação, contudo, conforme o tempo passa a situação dos Farmers se complica, faltando inclusive dinheiro para necessidades básicas. Após a primeira tentativa de lançamento falhar e com o caso sendo levado a julgamento para serem tomadas medidas a respeito da ousadia do fazendeiro, os patrocinadores não querem apoiá-lo e a própria população local fica desacreditada, porém, as dificuldade parecem ser o combustível do destemido pai de família.

Quantas vezes você já não vivenciou a dúvida entre o material e a satisfação pessoal? Vale mais a pena ganhar bem e trabalhar com algo que não gosta ou levar uma vida mais modesta, mas se dedicando a uma atividade que lhe complete? Embora a temática pareça simplória, na realidade ela é bastante complexa e envolve muitos fatores. Por mais liberdade que temos, sempre vivemos atrelados a amarras. Para ser aceito na sociedade muitos abdicam de suas reais personalidades para adotar um personagem que agrade a maioria ou que seja similar a tantos outros. Pessoas assim tendem a se preocupar com o que os outros pensam e a angústia e a frustração são suas companheiras constantes, assim deixamos de escrever nossas próprias histórias para vivenciarmos a que outros imaginam, um mal que pode vir desde a infância. Quantas pessoas já não se arrependeram de seguir a mesma profissão que o pai ou a mãe simplesmente para manter a tradição de um nome? Podem até ser bem sucedidos no que fazem, mas não é por acaso que suas riquezas são traduzidas em compras excessivas, uma forma de compensar algum tipo de frustração. O sonho de Farmer, além de ser uma auto-realização, também serve como uma lição de vida aos filhos, um aprendizado que não se tem nas escolas que estão mais preocupadas em formar futuros médicos, advogados, engenheiros, enfim as profissões mais comuns. Obviamente são atividades necessárias, mas existem centenas de outras que merecem o mesmo respeito e atenção, até mesmo ser um astronauta, uma ocupação tão digna e prestativa quanto ser um simples fazendeiro. Sonhando Alto é uma excelente opção para se assistir com toda a família, que agrada com seu visual bucólico e surpreende ao colocar Thornton como um homem comum e do bem, algo quase atípico em seu currículo repleto de tipos marrentos ou sarcásticos.  Algumas frases ao longo da narrativa mereciam inclusive serem copiadas e anexadas na porta da geladeira para nos lembrarmos sempre. Farmer questiona um garoto sobre o que ele quer ser quando crescer e o aconselha a se apressar a saber antes que alguém escolha por ele. Ao interromper uma aula de História para buscar as pressas o filho, ele diz a professora que ela ensina fatos históricos enquanto ele deseja ensinar o garoto como fazer um novo marco. O ator Bruce Dern participa rapidamente como o sogro do protagonista e diz que o admira, pois ele nunca sequer conseguiu juntar a família em torno da mesa para as refeições enquanto o genro teve a façanha de reunir seu clã em torno de seu sonho. Frases marcantes de um pequeno-grande filme.

Drama - 104 min - 2006 

-->
SONHANDO ALTO - Deixe sua opinião ou expectativa sobre o filme
1 – 2 Ruim, uma perda de tempo
3 – 4 Regular, serve para passar o tempo
5 – 6 Bom, cumpre o que promete
7 – 8 Ótimo, tem mais pontos positivos que negativos
9 – 10 Excelente, praticamente perfeito do início ao fim
Votar
resultado parcial...

Nenhum comentário: