quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

VELOZES E MORTAIS


Nota 5 Previsível narrativa se beneficia de atmosfera claustrofóbica e boas sequências de ação


No momento em que um filme é lançado nem sempre é possível fazer uma avaliação correta, pois há muitos fatores que o cercam que podem influenciar ou afastar o público, como a simples escolha de um título que muitas vezes tenta pegar carona no sucesso alheio. No Brasil, por exemplo, Velozes e Mortais buscou escancaradamente criar algum elo com a franquia Velozes e Furiosos que em meados de 2004 ainda estava em seus primeiros capítulos, mas já somava uma grande quantidade de fãs. Essa jogada publicitária na época não surtiu efeito, o longa passou pelos cinemas sem causar furor, e certamente hoje em dia a forçada ligação entre as produções soa como truque para enganar trouxas. Outro ponto que poderia ter beneficiado a carreira do filme é que ele é estrelado por Jim Caviezel. Quem? Realmente o tempo passou e o ator não vingou como se esperava, mas na época ele estava em evidência por ser o protagonista do polêmico A Paixão de Cristo. Ele filmou este trabalho sem grandes pretensões pouco antes de interpretar Jesus Cristo, mas certamente a obra só viu a luz do dia após o mundo aplaudir o sofrimento do ator sentindo na pele as dores das chibatadas e da crucificação. Na verdade este projeto era um tanto desacreditado por seus realizadores e o ator nem aparecia no pôster original que dava destaque para a mocinha da trama vivida por Rhona Mitra. 

Seria injusto dizer que este suspense só existe por conta de oportunismos. Embora não seja memorável, este road movie consegue prender a atenção do espectador com uma trama bastante simples e previsível. Roteirizado por Craig Mitchell e Hans Bauer, a narrativa segue a obsessão que rege o cotidiano de Rennie Cray (Caviezel), um homem amargurado e movido pelo sentimento de vingança que deseja encontrar o homem que há cinco anos atropelou propositalmente sua esposa. Quando o encontra, ele não pensou duas vezes antes de perseguir o criminoso e acabou provocando um grave acidente que o levou a ser preso por três anos e a abandonar a carreira de médico, enquanto para James Fargo (Colm Feore), o verdadeiro bandido da história, sua pena foi ficar quase dois anos internado em um hospital, mas não para tratar de sua saúde mental e sim do seu físico que teve várias partes comprometidas que foram substituídas por peças mecânicas. No final das contas estes dois homens acabam se tornando inimigos mortais e por motivos semelhantes. De uma forma ou de outra, ambos tiveram suas vidas modificadas para sempre quando seus caminhos se cruzaram.


Ao sair da prisão, Cray passou a receber correspondências com recortes de jornais a respeito do acidente que matou sua esposa e sobre o que ele próprio provocou, alimentando ainda mais o ódio do ex-prisioneiro que transforma a obsessão de se vingar em sua razão de viver. Ele passou os primeiros dois anos de liberdade viajando em busca de pistas sobre Fargo, assim conseguiu se tornar íntimo do passado e dos hábitos do criminoso que durante algum tempo trabalhou junto com o pai em uma companhia de seguros. Desde pequeno acostumado a ver imagens de acidentes de automóveis, chegou um momento que o rapaz se cansou desse voyeurismo passivo e decidiu ele próprio criar desastres, demonstrando claramente algum tipo de demência. Seu apreço por rodovias onde pode abusar da velocidade e se divertir com pessoas imprudentes aumentou após o acidente que Cray provocou. Paraplégico e convertido a uma espécie de híbrido de ser humano e máquina, incluindo membros inferiores e superiores artificiais, Fargo acabou transformando seu carro em uma extensão de seu corpo e uma verdadeira arma letal. Fora do veículo ele não era nada, mas quando na posse do volante ele vira um frio seriall killer cujas vítimas preferidas são mulheres, provavelmente uma forma doentia de compensar sua impossibilidade de sentir prazer sexual. Por ser quase um robô, ele podia fazer o que quisesse com suas vítimas sem deixar rastros de suas digitais ou sangue e a ausência de multas em seu nome pode ser justificada pela inexistência de seu veículo em documentos oficiais. 

Por sorte, Molly Poole (Mitra) é uma das raras sobrevivente do psicopata. Acostumado a guardar algum tipo de souvenir das vítimas, Fargo fotografa a jovem antes de fugir, um indício de que esteja onde estiver ele iria a perseguir. Graças ao rádio amador que capta a comunicação entre as viaturas policiais que instalou em seu carro, Cray chega até o local do acidente e se aproxima da moça, a grande chance de bolar um plano que finalmente capturasse seu algoz, um encontro onde só um desses homens poderia sair vivo, porém, até a garota inocente estaria correndo riscos. Ao contrário da grande maioria das produções sobre seriais killers, é interessante que neste caso a identidade misteriosa não é usada como ponto-chave da narrativa. Não demora muito para ficarmos sabermos quem é o criminoso e seus segredos. Ele não é mascarado e tampouco utiliza facas, machados, foices ou qualquer outro objeto cortante, mas de certa forma usa o carro como armadura e literalmente como sua ferramenta de trabalho. Como entretenimento rápido e escapista, Velozes e Mortais pode funcionar bem, desde que você esteja disposto a encarar um emaranhado de cenas repletas de adrenalina, algumas bem feitas, outras inverossímeis, e muitos sustos fáceis. Provavelmente tudo o que está presente nesta produção tem certo clima de déja vu e não é a toa. A direção é de Robert Harmon, o mesmo que emplacou o sucesso oitentista A Morte Pede Carona no qual um homem aparentemente comum pedia ajuda nas estradas, mas na realidade era um psicopata que se divertias à custa da ingenuidade de suas vítimas. Qualquer coincidência, portanto não é mera coincidência. 


Os road movies de horror parece um subgênero que agrada. Existem diversas produções de orçamento modesto que procuram provocar tensão com histórias de pessoas que fazem viagens provavelmente sem volta, sendo que o longa de Harmon tem uma atmosfera que em certos momentos lembra o clima angustiante de Perseguição – A Estrada da Morte que por sua vez é inspirado em Encurralado, um dos primeiros filmes assinados por Steven Spielberg. Realmente é de causar arrepios o silêncio da noite sendo cortado pela voz de alguém ecoada por um rádio amador com direito a chiados característicos e imaginar que em qualquer lugar alguém pode estar a espreita controlando cada passo seu e prestes a atacar. A atmosfera claustrofóbica é constante, mesmo com cenas em ambiente aberto boa parte do tempo, e as manjadas ou inverossímeis cenas de ação são os elementos responsáveis por prender a atenção do espectador que não tem o respaldo de um grande mistério a desvendar. Nem é preciso dizer como tudo acaba, embora Caviezel se mostre um herói pouco carismático, ainda que realista, e seu empenho em capturar o assassino seja bem maior que o da própria polícia representada pelo investigador Will Macklin (Frankie Faison) que está no enredo apenas para fazer número, sendo sua participação dispensável.

Suspense - 81 min - 2004 

Leia também a crítica de:

Nenhum comentário: