segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

MINHA MÃE QUER QUE EU CASE


Nota 4 Diane Keaton novamente interpreta uma mulher neurótica, mas ainda assim rouba a cena


O título Minha Mãe Quer Que Eu Case já leva direto ao assunto sobre o que se trata esta comédia romântica, mas a objetividade da produção para por aí. A trama é estendida além do necessário para narrar o dilema de uma jovem que deve escolher entre um marido rico e sisudo ou o amor puro e a leveza de uma vida ao lado de um cara divertido e descolado, porém, que vive à base de trocados. Não é difícil adivinhar qual dos pretendentes Milly (Mandy Moore) irá desposar. Ela é a caçula de uma família comandada pela neurótica Daphne (Diane Keaton), dona-de-casa que sem ter com o que se preocupar ocupa seu tempo pentelhando suas filhas das quais se orgulha de ter criado sem precisar de um homem ao lado. As mais velhas, Maggie (Lauren Graham) e Mae (Piper Perabo), parecem conformadas e lidam bem com os incisivos palpites da mãe, porém, a mais nova esconde um estilo um pouco rebelde por trás da faceta de boa moça. Independente financeiramente e já morando sozinha, a doceira Milly não tem sorte na vida amorosa, embora aparentemente goste de provar de um cardápio variado de homens.

Na tentativa de desencalhar a jovem, Daphne resolve colocar em segredo um anúncio em um site de encontros. Muitos candidatos surgem, um mais estranho que o outro, porém, nada mais anormal que o fato de ser a futura sogra de um deles quem se apresenta para realizar a seleção. Munida de um roteiro de perguntas, parece que ela no fundo tenta encontrar o parceiro ideal que nunca teve, assim fica encantada pelo arquiteto Jason (Tom Everett Scott), um rapaz bonitão, bem-sucedido, de família tradicional e que cultiva um padrão de vida elitizado. Após um encontro armado pela alcoviteira, Milly realmente demonstra interesse por tal pretendente, mas o destino também coloca em seu caminho Johnny (Gabriel Macht), um pai solteiro que ganha a vida dando aulas de música e tocando em restaurantes. O que lhe falta de dinheiro e ambição sobra em alegria, atenção e carinho, ao contrário do arquiteto que aos poucos começa a demonstrar impaciência, sisudez e dominação, ainda que de leve.


Outrora uma atriz de peso equivalente a uma Meryl Streep, é triste ver que Keaton vem desprestigiando a si mesma contentando-se com a mesmice, reciclando minimamente um único tipo de personagem estereotipado e se envolvendo em produções que em nada agregam em seu currículo. Abusando de caras e bocas e trejeitos exagerados, a veterana até consegue tirar do espectador alguns sorrisos, mas ao final fica a sensação que a diversão é constatar o declínio de sua carreira. Ela não vive mais o desafio de se transformar em personagens, transparecendo que os perfis que lhe são oferecidos é que devem ser adequados à sua personalidade. Até seu estranhíssimo jeito de se vestir parece emprestar às mulheres que interpreta. Daphne se resume a uma criatura ensandecida porque não há o que sustente seu perfil. Viúva? Separada? Namoradeira? Por que tanta superproteção com as filhas? Elas têm um mesmo pai ou são frutos de relacionamentos diferentes? Nada sabemos sobre essa mulher, a não ser o fato de que sua vida sexual é frustrada a julgar pelo seu fascínio quando descobre um site de encontros eróticos. Suas filhas mais velhas também não têm função na trama, mesmo Maggie que é psicóloga, teoricamente a mais inteligente e equilibrada do clã, é pouco acionada, participando digamos de um esquete de humor paralelo à trama principal com um de seus pacientes, este que como único elemento realmente com um pouco de graça ganha a honra (ou seria a obrigação?) de encerrar o filme. 

A carismática Moore, conhecida entre o público adolescente pelo clássico romântico Um Amor Para Recordar, amargou anos como coadjuvante em produções apagadas e quando teve a chance de voltar a ser protagonista parecia não saber o que fazer, tanto que na reta final Keaton volta a chamar os holofotes para sua personagem ao engatar um romance com Joe (Stephen Collins), ninguém mais ninguém menos que o pai de Johnny, o pretendente que a própria passou o filme todo tentando afastar de sua pimpolha. Engraçado que a tagarelice de Daphne nesse ponto é substituída por mímicas e um caderninho de anotações devido a uma laringite. Será que ela conquistaria um amor a essa altura da vida com sua língua afiada e ativa? A roteirista Karen Leigh Hopkins teve a fabulosa ideia para esta trama a partir de uma conversa que ouviu na sala de espera de um consultório médico na qual uma mulher gabava-se por ter arranjado encontros amorosos adequados para a filha. Em colaboração com Jessie Nelson, que já esteve mais inspirado quando escreveu A História de Nós Dois ou Uma Lição de Amor, o resultado é uma narrativa que se limita a repetir clichês sem nem ao menos tentar recicla-los para disfarçar, não dispensando nem mesmo uma cena de torta na cara sem função alguma. 


O diretor Michael Lehmann, da comédia adolescente 40 Dias e 40 Noites, tenta agradar jovens e também ao público mais velhinho, mas fica em cima do muro. Não adiciona a pimenta necessária e exagera no açúcar da receita, abusando principalmente do humor visual cercando-se de tudo que já foi testado e aprovado em produções do gênero em cenas que nem sempre são bem adaptadas à trama. Para cada sequência um pouco mais decente parece que temos que aguentar o quarteto em cor-de-rosa soltar a voz em vexatórios números de canto à capela. Johnny? Jason? Alguém ainda quer entrar para a família? Minha Mãe Quer Que Eu Case deixa a embaraçosa e decaída mensagem de que cedo ou tarde uma mulher precisa de um homem ao lado para ser feliz, o que deve deixar as feministas de cabelo em pé. E é essa retórica que parece guiar nos últimos tempos a carreira de Keaton, mesmo no elogiado Alguém Tem Que Ceder. Como não ser seduzida pela lábia de um Jack Nicholson, não é?

Comédia Romântica - 102 min - 2007

MINHA MÃE QUER QUE EU CASE - Deixe sua opinião ou expectativa sobre o filme
1 – 2 Ruim, uma perda de tempo
3 – 4 Regular, serve para passar o tempo
5 – 6 Bom, cumpre o que promete
7 – 8 Ótimo, tem mais pontos positivos que negativos
9 – 10 Excelente, praticamente perfeito do início ao fim
Votar
resultado parcial...

Nenhum comentário: